Ministério da Saúde regulamenta ações do programa “Agora Tem Especialistas”

Por Portal Opinião Pública 26/06/2025 - 15:26 hs
Foto: Ministério da Saúde / Divulgação
Ministério da Saúde regulamenta ações do programa “Agora Tem Especialistas”
Programa visa ampliar acesso de pacientes a exames, consultas e cirurgias no Sistema Único de Saúde

O Ministério da Saúde publicou, na última semana, uma portaria regulamentando o programa “Agora Tem Especialistas”. A medida visa ampliar o acesso da população a exames, consultas e cirurgias do SUS (Sistema Único de Saúde), utilizando a estrutura de equipamentos públicos e também privados em todo o país. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes para a realização destes procedimentos.

De acordo com a portaria da pasta, o programa adotará seis estratégias em ações conjuntas com os gestores dos estados e municípios: a ampliação do uso da capacidade instalada pública, rede complementar e suplementar; a realização de mutirões e disponibilização de serviços móveis especializados; a comunicação direta com cidadãos, gestores e trabalhadores da saúde pelas plataformas do SUS Digital; a oferta de estratégias de acesso inter-regionais e interestaduais para otimizar o atendimento oncológico; a estruturação dos Complexos Regulatórios da Saúde; e a implementação de ações de provimento e formação de médicos especialistas.

Ainda segundo o MS, as táticas serão aderidas a partir de ações relacionadas a oito componentes, como o ambulatorial e cirúrgico, o acesso à radioterapia, uso de créditos financeiros e ressarcimento ao SUS e prestação de serviços especializados em caráter complementar, entre outros.

Além disso, o programa “Agora Tem Especialistas” também deverá criar uma rede de diagnóstico de câncer e expandir sua atuação através da telessaúde e do uso de carretas especializadas, para alcançar regiões mais distantes, bem como investir na formação de profissionais para ampliar a oferta de médicos especialistas no sistema.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, contou como o programa deverá trazer benefícios aos pacientes da rede pública.  “Um país com dimensões continentais como o Brasil exige estratégias inovadoras. Por isso, lançamos o Agora Tem Especialistas, que traz novos instrumentos para a relação federativa. Com o programa, criamos novas condições de apoio aos estados e municípios, de modo a viabilizar um atendimento mais rápido no tempo oportuno”, disse.